sábado, 4 de julho de 2020

Atividades sobre o processo de Colonização do continente africano


Atividades sobre o processo de colonização da África.
1) “Em todas as colônias africanas, foi importante haver uma base racial para a unidade e a solidariedade. Por exemplo, a leitura dos textos do Negritude foi essencial para militantes angolanos como Agostinho Neto. E o Pan-Africanismo teve impacto também no norte da África, onde as mobilizações anticoloniais eram ligadas ao Pan-Arabismo. Mas um problema dessa abordagem é que ela se propõe a sustentar a unidade com o conceito de raça, que por si só não garante unidade alguma. Se queremos unidade e solidariedade política na África temos que trabalhar por isso, elas não vão vir naturalmente só porque “somos todos negros”.”
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:
(  ) O conhecimento sobre África também passou por um processo de descolonização, em simultâneo a realidade do continente nas últimas décadas.
(  ) A mudança na forma de tratar a história da África se deu a partir do momento em que suas dinâmicas internas passaram a ser analisadas.
(  ) Um dos efeitos desse processo foi o revanchismo negro e desejo de extermínio branco.
(  ) Os efeitos do colonialismo já não são mais sentidos na África, após a união das raças com o pan-africanismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V – F – F – F.        b) V – V – F – F          c) V – V – V – F
d) V – V – F – V         e) V – V – V – V
2) A partilha da África, foi um processo que ocorreu no século XVIII, com a divisão do continente africano pelos europeus.
Sobre esse processo é correto afirmar que:
Alternativas:
a) obedeceu critérios étnicos, juntando as mesmas etnias.
b) criou fronteiras entre famílias e etnias, que se viram separadas.
c) obedeceu critérios ambientais, com fronteiras naturais
d) criou fronteiras através de guerras e conquistas de povos africanos.
e) foi determinada para minimizar as guerras étnicas no continente.


3) No que se refere à Partilha da África propriamente dita, melhor seria se referir a esse evento como “partilhas da África”, considerando o seu caráter complexo e os inúmeros eventos realizados pelos colonizadores, cujo interesse era de se impor política e economicamente no continente.
Com base nesse contexto, analise as afirmativas, colocando V (verdadeiro) e F (falso):
(   )  A atuação dos colonizadores no continente foi no sentido de estimular rivalidades entre os grupos sociais e culturais, reconhecida pela famosa estratégia de dividir para melhor dominar.
(   ) A África era um espaço homogêneo sem distinções tribais significativas ao longo do continente.
(   ) A África sofreu a destruição das estruturas econômicas e sociais de suas antigas comunidades, decorrente da partilha colonial europeia, oficializada pela Conferência de Berlim.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V – V – V.       b) F – V – V.    c) V – F – V.    d) F – V – F.    e) F – F – F.

4)"O almoço foi mingau de inhame, e o cheiro encheu a casa antes mesmo de nos sentarmos a mesa. Era um cheiro bom - pedaços de peixe seco boiando em molho amarelo junto com vegetais e inhame em cubos. Depois da oração, enquanto Mama servia a comida Papa disse:
- Esses funerais pagãos são caros, um grupo pede uma vaca, um curandeiro exige um bode para um deus de pedra, depois outra vaca para a aldeia e outra para a umuada. Ninguém nunca se pergunta porque os tais deuses nunca comem os animais e, em vez disso, são esses homens gananciosos que os repartem entre si. A morte de uma pessoa é só uma desculpa para os pagãos se banquetearem.
Eu me perguntei porque Papa estaria dizendo aquilo, o que o levara a pensar no assunto. Ficamos em silêncio enquanto Mama acabava de nos servir."
No romance de Adichie a figura do Papa é um chefe de família Igbo de crença católica bastante fervorosa, entretanto, seu pai não foi convertido e manteve as tradições de sua cultura prévias a presença dos ingleses.
No trecho acima a fala de Papa se refere ao enterro que irá acontecer e reflete sobre as crenças que ele, como cristão católico, considera pagãs, mesmo sendo de seu próprio povo. A esse respeito, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A divergência de crença religiosa dentro de uma mesma família Igbo pode ser compreendida como um dos efeitos da colonização europeia,

PORQUE
II. Muitas vezes, a manutenção de rituais ancestrais eram uma forma de resistir às imposições coloniais.
 A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

5) As lutas pela independência de países africanos ocorreram no mesmo período no que diz respeito aos países lusófonos. Analise a seguir as afirmativas sobre esses movimentos assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(   ) O atraso dos países africanos lusófonos em suas independências deveu-se as estratégias de Portugal em torná-los províncias Ultramarinas.
(   ) Amílcar Cabral foi um expoente importante na luta pela independência de Angola, tendo fundado o MPLA.
(   ) O Frelimo foi um partido de imensa expressão em São Tomé e Principe, tendo até hoje elegido presidentes no país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V - F - F.    b) V - V - F.        c) V - V - V.
d) F - V - V.                               e) F - F - V.

6) Embora compreender o Apartheid não seja uma tarefa simples, todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de Nelson Mandela. Sua vida direcionada a luta pelo fim da segregação na África do Sul inspirou uma série de filmes e biografias sobre essa trajetória.
A respeito de Nelson Mandela e o fim do apartheid, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora com o fim do apartheid em 1990 e a eleição de Nelson Mandela em 1994, ainda é possível encontrar heranças do período de segregação na África do Sul.
II. A postura de Nelson Mandela quando assumiu seu gabinete como presidente ficou internacionalmente conhecida pela disposição em promover a boa convivência entre brancos e negros.
III. Após o fim do período de governo de Nelson Mandela e seus esforços para superar as décadas de segregação, a África do Sul, finalmente, vive uma equidade racial.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

7) Em 2012 o mundo foi surpreendido por ver, pela primeira vez, um atleta biamputado participar de provas do atletismo nas Olimpíadas e Paraolimpíadas. Oscar Pistorius fez história e inspirou muitas reportagens e reflexões sobre os limites físicos no esporte. No ano seguinte, infelizmente, o sul africano voltou às páginas por conta do homicídio de sua namorada, a modelo, também, sul africana, Reeva Stenkaamp. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Os sul africanos Oscar Pistorius e Reeva Stenkaamp são exemplos das melhores condições existentes hoje entre brancos e negros, visto serem ambos loiros de olhos claros.
(   ) O casamento inter-racial foi proibido na África do Sul durante todo o apartheid, o que coibiu a miscigenação da população, tornando ainda visível a clara separação entre brancos e negros.
(   ) A presença de atletas sul africanos em olimpíadas, em geral, é feita por pessoas brancas, um indício de como são díspares os privilégios de parte da população.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) F - V - V.    b) F - F - V.     c) F - V - F.     d) V - F - F.
e) V - V - F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperialismo na África e Ásia.

Colonialismo: refere-se à exploração colonial compreendida pelos europeus no século XV e XVI, em que a metrópole controla todas as relações ...