quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Texto complementar: Revolução Industrial.

Revolução industrial

Gilciéli Bayerl

Como seria a vida cotidiana sem automóveis, eletrodomésticos, telefones, televisão, computadores …. Esse mundo com tantas tecnologias começou com a Revolução industrial em meados do século XVIII na Inglaterra e a partir do século XIX estende se para outros países.

Até fins do século XVIII a população europeia viviam no campo, a produção era para a subsistência, e a transformação da matéria prima era feitos artesanalmente. Contudo alguns artesãs se organizavam em grandes oficinas chamadas de manufaturas executavam as tarefas usando as ferramentas do dono da oficina. Nas manufaturas foi implantado a divisão de trabalho que deu origem a linha de produção e montagem.

A Inglaterra dominava o comércio europeu esse fator contribuiu para que se tornasse pioneira na Revolução Industrial, outro fator importante foi o acumulo de capital pela burguesia que detinha maior parte das terras inglesa.

Com a Revolução Industrial algumas funções foram extintas e as relações de trabalho modificou o modo de vida da sociedade, milhares de camponeses migraram para a cidade em busca de emprego nas fabricas o que gerou uma grande desigualdade social.

O desenvolvimento da indústria não seria possível sem uma mudança na relação da sociedade europeia com o espaço geográfico. Exploraram minerais e devastaram grandes áreas de florestas. Uma das consequências da Revolução Industrial foi o crescimento urbano, a falta de saneamento básico foi o que levara a proliferação de doenças. Essa situação levou o governo a tomar medidas de controle para melhorar a vida do trabalhador caso contrário comprometeria o sistema capitalista.

No século XIX os países da América já haviam declarado independência e os países europeus não tinha domínio direto sobre essas nações o que levou então as nações europeias a explorarem o continente africano e asiático essa fase do capitalismo ficou conhecido como Imperialismo ou uma nova forma de colonização.

Contudo a falta de matéria prima e a necessidade novos territórios levou os países europeus a entrarem em conflitos, surgem então no início do século XX a Primeira Guerra Mundial.

Refências: Cotrim, Gilberto,1955 História Global-Brasil e Geral- volume único / Gilberto Cotrim.8.ed-São Paulo: Saraiva,2005.

Atividades:

Após a leitura do texto responda as questões abaixo:

A) O que foi a Revolução Industrial? Quais foram as principais inovações para o desenvolvimento do sistema capitalista nesse período?

B) Diga quais as diferenças entre os sistemas socialistas e Capitalista.

C) Descreva as mudanças que ocorreram no espaço geográfico decorrente da Revolução Industrial.

D) Indique as mudanças que ocorreram desde o processo de produção artesanal até o mecanizado.

E) Apesar do desenvolvimento da produção industrial, o artesanato ainda existe nos dias atuais. Dê exemplo de produtos artesanais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperialismo na África e Ásia.

Colonialismo: refere-se à exploração colonial compreendida pelos europeus no século XV e XVI, em que a metrópole controla todas as relações ...