domingo, 7 de junho de 2020

Reportagem para trabalhar a migração entre as regiões do Brasil.


1-Leia a reportagem a seguir:
A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul. O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país. 
Responda:
A) Qual é o tipo de migração retratada no texto?
B) Por que muitos migrantes estão retornando as suas terras natais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperialismo na África e Ásia.

Colonialismo: refere-se à exploração colonial compreendida pelos europeus no século XV e XVI, em que a metrópole controla todas as relações ...